Parque Nacional da Tijuca ICMBIO
home / Explore o Parque Nacional da Tijuca / Sobre o Parque / Relevo Hidrografia

Relevo Hidrografia

RELEVO

O Parque Nacional da Tijuca tem seu relevo montanhoso e acidentado, em que se destacam o Pico da Tijuca, o Corcovado e a Pedra da Gávea, o maior monolito à beira-mar do mundo. Tudo isso atribui ao Parque uma beleza natural única, contrastando o verde da mata com as superfícies rochosas e o mar. As rochas que formam as montanhas do Parque Nacional da Tijuca são bastante antigas, com idades em torno de 1,7 bilhão de anos. A maioria delas é de gnaisse, uma rocha metamórfica resultante de um conjunto de processos geológicos que as “empurraram” para cima por meio de forças tectônicas. Também é comum encontrar no Parque rochas quartzíticas e calcissilicáticas. Como rochas menos antigas (cerca de 600 milhões de anos) são exemplos o granito da “Cabeça do imperador”, na Pedra da Gávea, e os granitos do Vale do Elefante e dos Urubus, no Grajaú.

 

HIDROGRAFIA

O sistema fluvial do Parque Nacional da Tijuca é bastante extenso e variado. Entre os principais córregos e rios estão: Rio Maracanã, Rio Carioca, Rio Cachoeira, Rio das Almas, Córrego da Pedra Bonita, Rio da Barra, Riacho Pai Ricardo, Rio Cabeça, Riacho da Lagoinha e Rio Silvestre. A famosa Cascatinha Taunay está entre as diversas quedas dágua do Parque, que também conta com a Cachoeira do Pai Antônio, Cachoeira do Ramalho, Cachoeiras do Horto, Cachoeira dos Primatas, Cachoeira das Almas, Cascata Gabriela, Cascata Diamantina, Cascata do Conde, Cascata da Cova da Onça, Cascatas das Sete Quedas, entre outras. No século XIX, a captação das águas do Parque Nacional da Tijuca era estratégica e primordial para o abastecimento da cidade, criando-se, no final daquele século, uma completa rede de pequenas represas, captando a água de diversos rios do Parque. Ainda hoje as águas do Parque abastecem diversos bairros vizinhos.

O Rio de Janeiro, assim como outras cidades litorâneas brasileiras, tem clima tropical atlântico (isto é, quente e úmido), o que significa verões chuvosos e invernos mais secos. A cidade, assim como todo o estado, depende diretamente da mata atlântica, incluindo aí a cobertura verde do Parque Nacional da Tijuca, para a manutenção do seu equilíbrio hidrológico.

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
Localizado no alto do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor é o ícone brasileiro mais conhecida no mundo. Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas são levadas ao monumento pelo Consórcio Paineiras Corcovado, o único transporte oficial de vans do Parque Nacional da Tijuca.
Copyright © Todos os direitos reservados para PAINEIRAS CORCOVADO LTDA. Estrada das Paineiras, S/N Santa Teresa – Rio de Janeiro, RJ. CEP 22241-330
Facebook Twitter Instagram Tripadvisor
Os Wodens!